Instalação de portões para veículos

Instalação de portões para veículos

Antes de decidir sobre a instalação de portas e portões, saiba antes quais seus tipos, eles podem ser basculante, Pivotante ou deslizante.

Instalação de portas e portões – Tipos

Se for fazer a instalação de portas e portões do tipo basculante, este economiza espaço, permitindo que os veículos fiquem quase encostados ao portão (levanta e abaixa). Já o pivotante, tem como vantagem a versatilidade de sua abertura e fechamento, permitindo que seja acionada uma, ou duas folhas simultaneamente, de acordo com a necessidade de tráfego. por fim, o portão deslizante que pode deslizar junto ao muro, grades ou paredes evitando ocupar espaços de áreas úteis, podendo abrir total ou parcial, de acordo com a necessidade.

Instalação de portas e portões – Aplicação

A instalação de portas e portões do modelo Pivotante é indicado para portões de estabelecimentos comerciais, prédios e condomínios que têm dimensões e peso medianos e alto ciclo de uso, podendo chegar a mais de 100 ciclo/hora.
Possui sistema anti esmagamento: reduz a força do portão caso algo ou alguém se prenda em seu percurso, sem danos para o automatizador. Dispensa cadeado para o travamento do portão. Tem acionamento manual de maior facilidade em caso de queda de energia, e ainda desliga automaticamente o motor, quando o portão chega ao final de seu percurso; Pode ter ou não tratamento anti ferrugem.

 

 

Instalação de portas e portões – Dicas para um uso mais seguro

Instalação de portas e portões -Perguntas e repostas

Qual instalação de portas e portões que mais apresenta defeitos?

R: Nenhum deles, pois, depende de quem instala. Se a instalação for feita corretamente como manda o fabricante, todos funcionam perfeitamente.

Posso efetuar qualquer tipo de instalação de portas e portões ?

R: Sim, desde que você prepare o local de acordo com o tipo de automação desejada, caso seu local já esteja pronto, é preciso um técnico fazer avaliação antes, pois cada tipo de automação requer um espaço próprio de trabalho.

Qual tipo custa menos?

R: O deslizante é mais em conta.

Qual instalação de portas e portões fica mais caro?

R: O sistema Basculante, pois além de equipamentos (motor,central, radio receptor, radio transmissor) temos kit ferragem que eleva um pouco o preço.

O que é preciso verificar num portão de garagem para saber se este pode ou não ser automatizado ?

R: Devem ser verificadas as condições gerais de funcionamento do portão. Na instalação de portas e portões, que vai ser automatizado este deve estar em perfeito estado de funcionamento. Um teste prático de funcionamento consiste em abrir e fechar o portão manualmente e verificar: – Se o portão tem funcionamento homogêneo, ou seja, requer a mesma intensidade de esforço em todo o seu curso. – Se o portão esta leve, ou seja, uma pessoa deve abrir e fechar o portão sem grande esforço físico. – Se o portão tem bom equilíbrio, ou seja, mantendo o portão na metade de seu curso, este deverá permanecer imóvel. Isso vale para portões basculantes, pivotantes e deslizantes. Se o portão não satisfizer uma destas condições, deverão ser tomadas as devidas providências para correção, antes de instalar o sistema de automatização.

Para que um portão seja automatizado, é necessário modificá-lo, fabricar outro especialmente para esta utilização, ou posso utilizar o portão já existente ?

R: Desde que esteja em boas condições de funcionamento, o portão raramente necessitará de modificações, nem tão pouco será necessário fabricar um portão novo. Além de um ponto de energia próximo ao local onde será fixado o motor, o instalador deverá verificar a estrutura do portão nos pontos onde serão fixados os suportes da instalação de portas e portões.

O que significa fechamento automático num portão de garagem automatizado ?

R: Fechamento automático é um recurso disponível nas Centrais de Comando (central eletrônica que controla o motor). Quando selecionado, este recurso faz com que o portão, após aberto, feche automaticamente após um tempo pré-ajustado (de 6 a 60 segundos) Importante: Este recurso somente deve ser utilizado em locais onde esteja instalado o acessório de segurança chamado Fotocélula.
O que é ou como funciona a Fotocélula para um portão automático ?

R: Fotocélula é um acessório utilizado para evitar a ocorrência de colisões entre os veículos e um portão automático. Sua utilização é mais comum em condomínios e locais onde haja muito tráfego de veículos. O funcionamento: A Fotocélula é composta por duas partes, o Transmissor e o Receptor, que ficam direcionados um ao outro de maneira que , se um objeto (veículo ou pessoa) cruzar a linha de ação entre estes, o sistema irá enviar um sinal para a Central de Comando do motor (central eletrônica que controla o motor) e esta irá parar o portão, se este estiver em movimento de fechamento, e imediatamente passa para o movimento de abertura, evitando a colisão.

 

Qual é o alcance médio do controle remoto ?

R: O alcance do controle remoto pode variar em função das condições do local (obstáculos e interferências), mas fica, em média, numa residência por volta dos 30 metros. Em campo aberto, na melhor condição (transmissor direcionado diretamente para o receptor sem obstáculo) podemos conseguir até 100 metros.

Quais os cuidados e precauções que devemos tomar na utilização de um portão automático ?

R: A seguir os principais cuidados e precauções: – Acionar o sistema somente quando o movimento do portão for visível. – Manter-se fora do raio de ação da folha do portão, se este estiver em movimento. – Não permitir a presença de crianças ou animais próximos ao portão. – Não permitir que crianças ou pessoas não capacitadas usem os transmissores. – Quando utilizar o transmissor dentro do veículo, evite deixá-lo em local sujeito a incidência direta do sol. Procure deixá-lo na parte inferior do painel, preferivelmente. – Evite colocar o transmissor dentro do bolso de calça ou camisa, bem como em locais onde suas teclas possam ser acionadas involuntariamente. – Dotar a instalação de dispositivos auxiliares de segurança, de acordo com as condições e exigências inerentes ao local, tais como: Fotocélulas, lâmpadas ou sinalizadores sonoros de funcionamento, placas de aviso, etc.

Após a instalação de portas e portões, terei aumento no consumo de energia ?

R: Não. Como exemplo, podemos considerar um portão deslizante de 4 metros de comprimento, que utilize um motor 1/4 Hp, numa residência que tem 30 ciclos de abertura/fechamento ao dia. Neste caso o consumo mensal de energia do sistema será de 5 Kwh.

 

Confira aqui o que a polícia de São Paulo recomenda como segurança para condomínios e residências :http://www2.policiacivil.sp.gov.br/x2016/modules/mastop_publish/files/files_4ca22d5abda82.pdf